Publicações - Refúgio do Mazzola

OS SONHOS SÓ SE TORNAM REALIDADE SE CORRERMOS ATRÁS... Mazzola Jackson

Breaking News

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Publicações


Hey! (se tornou minha marca registrada pelo visto)

Vamos falar de algo que parece ser que o povo nunca comenta. Algo que eu sinceramente não sei se devo postar aqui, mas é tanta informação que eu quero ajudar os colegas de profissão!


Se ouviu em milhões de tetras no Facebook. Mas tem horas que chega a cansar a ler a mesma ladainha de sempre. Eu como escritor, me vi na mesma situação. Tanto que antes de eu realmente procurar uma editora eu estava com um pé atrás sem saber o que realmente fazer, que caminho realmente tomar.

E deixo bem claro que todos nós sofremos para publicar um livro de nossa autoria, mas nem sempre é apreciado por editores de editoras quando mandamos o original para alguma editora conhecida ou mesmo editoras iniciantes. Meu livro foi rejeitado por três editoras e quase desisti de ser escritor.

Publiquei na plataforma do clube de autores, mas lá não surtiu o efeito que eu esperava, pois, meu livro não vendeu nadinha de nada, pelo visto o povo não se interessava mesmo pelo assunto abordado no meu livro, não por um escrito por um brasileiro e deficiente auditivo. A resposta é bem simples, não sou burro que sofre de DA. Sei escrever muito bem, obrigado.

Então a partir daí me vi na obrigação de entender o mercado literário antes de voltar a embarcar nesse barco. E bem, encontrei editoras novas começando no mercado, editoras que eu não tinha ouvido falar antes. Conheci a editora Selojovem e essa foi uma das primeiras editoras que mandei meu livro e nunca obtive nem um retorno, então posso dizer que meu livro foi rejeitado.

Sobre a editora Selojovem, os livros que eu adquiri deles eu posso afirmar que eles têm um trabalho exemplar na publicação e pode se comparar um pouco como uma editora gringa. As revisões de texto, chega a nível profissional; as criações de capas são fodas, mas algumas eu diria que precisaria ser melhorada.

Outra editora que mandei e que fui rejeitado foi a editora Pendragon, eu achei o e-mail deles bem tosco, não se manda rejeição com todos os títulos no mesmo e-mail. Minha mãe ficou indignada também. Outra coisa sobre essa editora é que ela precisa melhorar bastante nas revisões de textos. Achei muitos erros nos livros que eu li, erros enormes e horríveis de se ver num livro. Pareciam que não estavam nem aí para o texto. Se corrigiu eu não sei, mas parecia que usaram a primeira versão antes da correção do texto para publicar o livro.

A última editora aceitou o meu livro. Editora Delphi, essa eu estava começando a confiar, mas depois, francamente, que espécie de divulgação é essa que fazem? Ao meu ver, eles não querem divulgar nada. E NÃO se misturam GÊNEROS literários nas divulgações, assim não atinge o público alvo. E não se faz divulgação por marcadores de páginas, acho isso um péssimo marketing. Deixo aqui que definitivamente não renovarei um contrato com essa editora quando nem sabem o que quer do futuro da editora e ao meu ver nem parece querer comercializar os livros em livrarias.

Eu sei que editoras pequenas demoram muito para entrar nos eixos, mas custa fazer uma divulgação legal? Não vai te cair o braço! Custa fazer uma separação de gêneros literários, quem sabe assim chega a um público bem grande? Fica aí na divulgaçãozinha pequena e tudo misturado e dá nisso, pessoas correndo fora! Essa é a verdade do povo brasileiro quando se abre uma editora.

Falando sobre outro assunto...

Um outro fato que eu quero compartilhar com vocês, porque isso me traumatizou pra caramba. Abriu uma editora, vá na BN e faça pelo menos um registro para ter o próprio prefixo, não fica aí inventando número aleatórios que isso é crime, e pelo visto pode dar cadeia. Não é tão caro assim, se achou tão caro, volte com o projeto pra gaveta, nem venha fazer lavagem de dinheiro! O país te agradece!

Sério! Pra que abrir uma editora se nem vai arcar com os custos que tem que fazer? Para fazer cadastro na BN a taxa é de 270. Para fazer um CNPJ é a mesma coisa...  então deixo aqui as informações de tudo. Esse mês de fevereiro foi praticamente um auê, gente falando de praticamente tudo o que acontece no meio literário. Mas deixo avisado para vocês escritores iniciantes, antes de caçar uma editora, PELO AMOR DE Deus, procure se informar se a editora tem prefixo. Isso é bem simples de fazer, basta olhar na imagem abaixo e digitar o nome da editora que você quer publicar. No endereço: http://www.isbn.bn.br/website/consulta/cadastro



Outra coisa que se pode pesquisar sobre a editora é se ela tem CNPJ, pois um tempo atrás me contaram que a editora Buriti era na verdade uma cozinha de alimentos algo assim. Oi?! Como assim o CNPJ da Buriti é uma cozinha de alimentos????? Ai hoje em dia já não se acha mais isso, parece que agora finalmente eles têm um CNPJ, mas eu continuarei com o pé firme atrás...

Para consultar o CNPJ, basta entrar nesse outro site e jogar somente os números e aparecerá o nome da empresa no CNPJ. No endereço:  

Para mais informações basta me procurar via Facebook como Mazzola Jackson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here

Pages